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17 de julho de 2009

Porque é que os árabes andam de camelo

Para quem não conhece, este é o espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o maior avião de transporte de passageiros já construído.
Este em particular, está estacionado à porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.



Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, aviónica, etc.
Antes da entrega da aeronave à "Etihad Airways", de Abu Dhabi.




A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo 'taxi-way' até à zona de descolagem.
De seguida, accionaram todos os quatro motores para a potência de descolagem, com um avião praticamente vazio.
Sem terem lido os manuais de operações, não têm a minima ideia do peso exacto de um A340-600 vazio e como ele é leve.




O alarme de descolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima.
Os computadores de aviónica, assumiram que estavam a tentar descolar, mas as configurações necessárias (flaps/slats, etc.) não se encontravam feitas devidamente.



Um dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme.
Este procedimento "engana" os computadores do avião, fazendo-os "pensar" que este está no ar.

Consequentemente os computadores libertaram automaticamente todos os travões, o que fez disparar o avião pista fora.



A tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto é um sistema de segurança para impedir que os pilotos aterrem o avião com os travões a funcionar.
Nem um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de inverter a potência dos reactores da sua configuração máxima.
Foi por isso que a aeronave novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio numa barreira de disparo, ficando...




... neste belíssimo estado.
Desconhece-se a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, quer em França quer nos outros países.



A cobertura mediática do caso foi (como não podia deixar de ser) considerada, como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.



Só agora passados uns tempos, é que as fotos começam a ser divulgadas, meio em segredo.



CONCLUSÃO:
Um Airbus 340-600 novo - 143 milhões de euros
Uma tripulação árabe sem treino - 215 mil euros por ano em salários
Manual de operações não lido por essa tripulação - 215 euros
Choque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro:



SEM PREÇO.

2 comentários:

RAVEN disse...

Na verdade o maior avião comercial do mundo é o A380... Mas já te gamei o post para o meu outro blog, o tal dos aviões... Abraço!

"De uma Loira" disse...

Grandã Burrice!!!...

Bjss

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