HEADLINES


8 de agosto de 2009

A hipocrisia da crise mundial


Nota - o texto foi traduzido tendo em conta a realidade social portuguesa.

Piqueno apontamento coltural sobre o autor deste cartoon:

Joaquín Salvador Lavado,
filho de imigrantes espanhóis nasceu em 1932 na Argentina.
Desde cedo é chamado pelos familiares pelo apelido com que é conhecido mundialmente "Quino", como forma de diferenciá-lo do tio homónimo, desenhista e com quem logo aos 3 anos de idade aprende o gosto pela arte de desenhar.
Depois da morte dos seus pais, abandona a faculdade de belas artes e tenta vender os seus desenhos a vários jornais, mas sem sucesso.
Finalmente em 1954 vê publicado seu primeiro desenho, mas a contribuição regular para os jornais deu-se somente 3 anos depois.
Esporadicamente também vai realizando campanhas publicitárias até que em 1964 nasce a "Mafalda" e é com esta sua criação que se torna famoso no mundo inteiro.
Publicada entre os anos 1964 e 1973, em forma de tiras nos jornais, "Mafalda" questionava todos os problemas políticos, de género, e até científicos que afligiam sua alma infantil e, ao mesmo tempo, reflectia o conflito que as pessoas da época enfrentavam, sobretudo com a progressiva mudança dos costumes e a já incipiente introdução da tecnologia no quotidiano.
Apesar de esta obra ter sido interrompida ainda no começo dos anos 70, "Mafalda" possui uma legião de fãs, e o trabalho de "Quino" ainda tem o merecido reconhecimento internacional, como um dos maiores cartoonistas do mundo.
Fonte

Sem comentários:

Páginas